sexta-feira, 10 de julho de 2009

Movimento TwitMedula - Registo de twitters como dadores de medula óssea

Decorreu na passada quarta-feira, 8 de Julho, o Movimento TwitMedula. Este Movimento teve como objectivo a inscrição de twitters como dadores de medula óssea. Este registo é uma base de dados de pessoas que se disponibilizam a doar um pouco da sua medula óssea a alguém que necessite. O transplante de medula óssea é, muita vezes, a única possibilidade de cura para doentes com leucemia.

O registo de dadores de Portugal registo, nos últimos 7 anos, o maior crescimento do mundo. Actualmente, é o segundo maior da Europa e o quarto maior do mundo, com mais de 160 mil dadores inscritos.

O apoio a esta causa surgiu no Twitter alguns dias antes do concerto de solidariedade promovido pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (@APCL_). Duas Twitters (@InesRibeiro e @paulapico) organizaram este Movimento em Lisboa, que resultou no encontro de alguns twitters no Hospital Pulido Valente, para efectuarem o registo. Estiveram presentes os twitters @TonyVirtual, @InesRibeiro, @SandraGaspar, @DiogoCavaleiro, @estounanet, @RickBatista, @JoanaRSSousa e @DesignerFerro. A @paulapico também lá esteve, mas apenas para acompanhar e tirar fotos. O Movimento estendeu-se também ao Porto, onde a @Catarina_SCC se voluntariou para organizar o encontro. Infelizmente, mais ninguém apareceu, mas ela foi fazer o registo sozinha (valente!).

Podem ver as fotos do evento aqui: http://www.paulapico.com/Paula_Pico/Fotos.html

Depois do evento, fiz uma pequena entrevista às organizadoras (da esq. para a dir., @InesRibeiro, @paulapico e @Catarina_SCC):




Como surgiu esta iniciativa?

@InesRibeiro: "Surgiu no seguimento dos apelos da @plousinha. Na semana passada a @plousinha fez um apelo para quem pudesse ir ao tribunal de Gaia fazer o registo para dador de medula, pq estavam a pedir 50 voluntários, para que justificasse a ida de uma brigada de trabalho da CEDACE, eu tomei a decisão de me registar e fiz questão de fazer apelos no twitter para que houvesse mais gente a fazê-lo."


@paulapico: "A Inês viu a iniciativa da Delegação da Ordem dos Advogados de Vila de Nova de Gaia divulgada pela Patrícia Lousinha (@plousinha) e decidiu que também queria ser uma potencial dadora e efectuar o registo. Falou comigo para eu a acompanhar, mas como te expliquei anteriormente, eu não posso ser. Assim prontifiquei-me para a acompanhar. Entusiasmada e não satisfeita por ir sozinha, resolveu propor-me a divulgação do facto no Twitter e tentar encontrar mais alguém que estivesse disposto a acompanhar-nos. Divulgámos e logo no primeiro dia, os RT's que foram feitos, assustaram-me. Fizemos o contacto com os Centros de Histocompatibilidade Norte, Centro e Sul para receber indicações mais precisas e foi criada a página onde se colocaram essas informações. E depois... bem depois já toda a gente sabe... foi divulgado por todos e chegou a ser a 2ª hashtag mais "badalada" ;)"


@Catarina_SCC: "Pelas informações que recebi da @plousinha, a base do "TwitMedula" foi um pedido de dadores ao tribunal de Gaia na tentativa de encontrar alguém compatível com um caso particular. A @paulapico e a @inesribeiro tiveram, então, a fantástica ideia de juntar aspirantes a dadores utilizando o twitter, demonstrando, assim, as potencialidades desta incrível "ferramenta"."




O que te motivou a participar?


@InesRibeiro: "Há muito que tinha vontade de o fazer, mas na semana passada tomei a decisão e nesse momento senti que tinha sido das melhores decisões dos últimos tempos, mas que devia ter sido tomada há mais tempo."


@paulapico: "Sou enfermeira, como sabes, fiz parte da equipa de Colheita de Orgãos do meu Hospital, e continuo a colaborar no processo sempre que posso. Sempre considerei a doação de orgãos, um acto nobre e uma obrigação de cada um. Um desafio deste género, encaixa naquilo em que acredito, a partilha pode ajudar-nos a crescer a ser melhores pessoas e a tornar a vida de uma pessoa que precise um bocadinho mais leve."


@Catarina_SCC: "Quando vi a primeira informação sobre o "TwitMedula" (através do @NunoSarandes - o que aproveito para lhe agradecer!), tinha há pouco tempo enviado o questionário para o registo (via CTT). Apercebi-me imediatamente que seria muito mais rápido e eficaz ir directamente ao Centro de Histocompatibilidade (no meu caso do Norte), apesar de no site http://www.chnorte.min-saude.pt/contactos.php não ser esta a forma aconselhada, recorrendo ao argumento de "mais tempo de espera para a colheita de sangue" (nem 10 minutos tive de esperar! - É muito rápido). Podia ter ido noutro dia, mas achei a ideia curiosa e muito interessante; além de que o pedido de alguém para ajudar a organizar no Porto me chamou a atenção. Como já li em vários testemunhos dos simpáticos elementos do grupo de Lisboa; todos nós já tinhamos pensado em fazê-lo, contudo, adiava-se por este ou aquele motivo. O movimento incentivou-nos a tomar a atitude "já!" e a divulgar, chamar a atenção, o que nunca é demais em algo assim!"




Qual o balanço final?


@InesRibeiro: "Muito positivo, o meu objectivo era registar-me, se foram mais 9, sabendo que durante a semana mais pessoas farão o registo, fantástico. Nunca serão os suficientes para ajudar quem precisa, mas cruzar os braços é que não ajuda nada."


@paulapico: "Positivo... extraordinariamente positivo. Para além do objectivo comum que existia, foi bestial conhecer algumas das caras que enchem a minha timeline de energia positiva e boa disposição."


@Catarina_SCC: "Apesar de, em termos quantitativos, a adesão ter sido pequena; o balanço final é com toda a certeza positivo! Sabemos de twitters que não podiam comparecer por motivos profissionais, mas que, assim, obtiveram importantes informações sobre como o fazer; bem como uma maior vontade! A divulgação, o chamar a atenção para estas questões são mais que suficientes para considerar a iniciativa um sucesso e dar os parabéns à @paulapico e à @inesribeiro."




O TwitMedula é para continuar?

@InesRibeiro: "Naturalmente, e soube há pouco que irá acontecer também no Brasil, como deves imaginar, estou muito muito contente."

@paulapico: "Claro que sim! A ideia era "contaminar" a vontade de ser dador e pelas replies que recebo, essa vontade é de ir muito mais além. Já me falam em assinalar a data anualmente e em repetir o evento nessa data. E parece-me... que vai haver em breve um TwitMedula Edição Brasil. Tornar a ideia, num movimento gigante que possa envolver mais e mais pessoas... sim, parece-me muito bem!"

@Catarina_SCC: "Espero que sim! É uma óptima iniciativa por uma causa totalmente merecedora (disto e muito mais). Ao continuar, ao insistir-se, a ideia não "foge" da cabeça de quem ainda não é dador e mais facilmente uma atitude é tomada :) Além de que, desta forma, se vai demonstrando o poder que tem a iniciativa, a acção conjunta, a união na luta por algo; o que, profundamente, anseio seja um exemplo para iniciativas por outras causas; um incentivo à acção em favor de um Mundo mais justo!"


Um comentário final da @Catarina_SCC:

"Gostava só de acrescentar para quem possa estar com qualquer receio que: Não custa nada! Acreditem! Eu que não gosto de tirar sangue para fazer análises, que viro a cara para o lado, que quase fecho os olhos numa doação, a primeira coisa que disse foi: "já está?". É que nem se sente começar! ;) (penso que deriva da agulha ser mais fina do que a utilizada noutras situações :p)
Ah...Se há algo que querem fazer e não podem sozinhos por "falta de voz", observem bem o que se conseguiu com este movimento e façam-no, unam-se!"


Uma nota final para deixar um profundo agradecimento a todos os que organizaram, participaram e divulgaram esta iniciativa.

Sem comentários:

The Hunger Site