terça-feira, 7 de julho de 2009

Luta contra a leucemia - Movimento TwitMedula

A leucemia é um tipo de cancro que afecta o sangue, mais concretamente as células sanguíneas. A leucemia aguda caracteriza-se pela acumulação de células de leucemia (glóbulos brancos anómalos) na medula óssea, onde são produzidas. Esta acumulação impede o crescimento das outras células normais: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Como consequência, uma pessoa que sofra de leucemia poderá apresentar anemia (falta de glóbulos vermelhos), estar mais sujeita a infecções (falta de glóbulos brancos que nos defendem delas) e a hemorragias (falta de plaquetas no sangue para a coagulação).

Para a grande maioria das pessoas que sofrem desta doença, a única possibilidade de cura reside no transplante de medula óssea. Este transplante só pode ser realizado se for encontrado um dador compatível, o que é uma tarefa difícil. Ser um dador compatível significa ter um ADN muito parecido, quase idêntico, ao do doente. Por isso, as pimeiras pessoas que normalmente fazem os teste de compabilidade são os familiares, sobretudo os irmãos. Ainda assim, apenas um em cada quatro irmãos tem, em média, a possibilidade de ser um dador compatível.

Não havendo familiares compatíveis, é feita uma pesquisa nos registos de dadores de medula óssea, na tentativa de encontrar um compatível. Portugal tem hoje o segundo maior registo de dadores da Europa e o quarto maior do mundo. Nos últimos 7 anos, o registo de dadores em Portugal teve o maior crescimento mundial!

Estes números são motivo de orgulho para nós, portugueses. Mas há ainda um longo caminho a percorrer. E para tornar esse caminho mais curto a comunidade Twitter em Portugal está a promover um encontro de twitters para se registarem como dadores de medula óssea. Esse encontro irá ter lugar no dia 08/07 em Lisboa, Porto e Coimbra. Todos os pormenores estão aqui: http://www.paulapico.com/TwitMedula/TwitMedula.html

Vamos todos participar?

Sem comentários:

The Hunger Site