quinta-feira, 26 de março de 2009

Earth Hour - 28 de Março de 2009, 20:30

É já no próximo sábado, dia 28, que se vai realizar mais um Earth Hour. O conceito desta iniciativa é muito simples: no dia 28, às 20:30 (hora local), apagar as luzes durante uma hora para lembrar os problemas ambientais do nosso planeta.

O que começou como um um movimento de algumas pessoas em Sydney é hoje uma das maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas. Mais de 2500 cidades de todo o mundo já se associaram a este evento e vão apagar as suas luzes. Também alguns dos monumentos mais famosos vão ver as suas luzes apagadas. É o caso das Pirâmides de Gizé e do Cristo-Rei Redentor no Rui de Janeiro.

Por cá, Lisboa vai ficar às escuras, juntamente com os monumentos mais emblemáticos, como o Mosteiro dos Jernónimos e o Castelo de São Jorge.

E nós também podemos participar individualmente neste evento mundial. Basta desligarmos as luzes às 20:30 do próximo dia 28 de Março, durante uma hora. Podemos aproveitar essa hora para reflectir neste tema tão importante para nós e, ainda mais, para as nossas gerações futuras.

Eu vou fazer um pouco mais. Além das luzes, vou desligar todos os equipamentos eléctricos que me for possível. Durante essa hora, acenderei apenas uma vela e ficarei a conversar com a família sobre as alterações climáticas e o que cada um de nós pode fazer para ajudar a resolver o problema.

No dia anterior, sexta-feira (27), vou estar no Twitter durante todo o dia a dar sugestões de pequenos actos e comportamentos que podemos ter no nosso dia a dia para ajudar a combater as alterações climáticas. Se quiserem acompanhar, podem seguir-me e participar em http://twitter.com/NunoSarandes, ou através de uma hashtag que divulgarei brevemente.

Para mais informações sobre o Earth Hour, podem consultar o site da organização, em http://www.earthhour.org.

Sem comentários: